KIDS

/
0 Comments



Quero te dar algumas dicas do que faço em casa com meus filhos, na tentativa de fazê-los se alimentar melhor, de uma forma mais saudável.

Estou num momento complicado, eles têm uma dificuldade incrível de experimentar coisas novas. Rola tipo um bloqueio. O Enrico tem 6 anos e o Caio 4.

O que mais deu certo até hoje foi relacionar a cor verde com o Hulk. Então tudo o que faço verde digo que é do Hulk. Até uns 4 anos isso funcionou muito bem... Os ovos com espinafre são os ovos do Hulk, o molho de manjericão também é do Hulk. E olha só... "Se você comer tudo isso vai ficar tão forte, tão forte, que vai conseguir dar um soco super poderoso!" E então eles comem uma garfada, e você diz, bate aqui na minha mão. Quando ele bate, você exagera bem: "Nooossaaa, doeu muuuitoooo!!! Você está ficando muito forte!" E então diz para comer mais. "Deixa eu ver seus músculos. Olha issoooo!!!!"

Pois é, tem que rolar um super teatro.

Mas te digo, pegue um super herói ou uma princesa e relacione às cores. Diga que se comer algo daquela cor irá adquirir as características do personagem...

Uma outra coisa que dá super certo é relacionar as comidas com algo que estão aprendendo ou com algum desenho que gostam. Uma vez tentei fazer uma Peppa Pig de melancia. Ficou ridícula mas consegui convencer o Caio a comer. "Jura que você vai comer o narigão da Peppa? Credo! Coitada!" Ele acha o máximo, morre de rir e come! O Enrico estava aprendendo sobre arco-íris na escola. Aproveitei para fazer um com frutinhas no prato dele. E ele ficou escolhendo qual cor iria comer primeiro... Não que ele comeu tudo, mas só de experimentar algo eu já ganhei meu dia!!! kkkkk

A brincadeira da vez é polícia e ladrão. Eu sou a polícia, coloco a comida na colher, e digo: "Ladrão, não vá roubar essa comida heim? É do Caio, senão ele ficará com fome!!!". Olho para o outro lado e ele come. Quando eu vejo digo: "Não acredito! Seu ladrão!" E assim ele come o prato todo. Cansa, mas compensa.

Ontem mesmo, eles comeram um pratão de alface pois eu disse que se comessem alface iriam virar lagartas. E com eles funciona assim: se você disser para não fazer isso, aí que eles querem fazer. Então eu digo: "Cuidado com este alface, você pode virar uma lagarta!!!" E é aí que está a chave: o desafio! O Enrico ficou rastejando no chão. O Caio até se transformou em borboleta... Se divertem!

Uma coisa que fiz também e deu certo é uma planilha, que coloco na geladeira, onde cada novo alimento experimentado, ganha um adesivo de estrelinha. A cada 5 estrelinhas ganha uma surpresa...
Já ganharam caixinha de chocolates, amoeba, cartela de adesivos etc.
Nossa planilha já está até gasta demais, veja:



Faça palitinhos de cenoura ou de maçã enquanto estão assistindo um filminho na tv. Prefira pipoca à salgadinhos...

Peça para cada um escolher suas frutas no mercado...

E vamos lá. O segredo com crianças é CRIATIVIDADE!

Será que só eu passo por isso? Por favor, se você também se desdobra em mil para que seu filho coma bem me conte nos comentários!! Precisamos muito trocar experiencias!!!


E veja também algumas postagens que já preparei referentes ao público infantil aqui.

Boa sorte amiga!


imprima com consciência!

Print Friendly and PDF